- A sinalização tátil de piso tem seu uso cada vez mais consolidado no Brasil e no mundo. Cada vez mais as pessoas com deficiência visual podem contar com este recurso garantindo segurança, autonomia e agilidade em seu deslocamento.
- Mas será que a forma como a sinalização está sendo implantada atende às demandas e expectativas das pessoas cegas e com baixa visão ? Será que os profissionais sabem a forma correta de aplicar esta sinalização, em especial em rotas direcionais ?
- O curso de Acessibilidade – Pisos Táteis propõe envolver o aluno na mobilidade das pessoas com deficiência visual para que possam ter parâmetros e diretrizes na elaboração de seus projetos de sinalização.
- Quanto mais profissionais tiverem o conhecimento necessário para propor projetos efetivos e com qualidade, mais as pessoas com deficiência visual poderão contar com a sinalização tátil na cidade para sua segurança e autonomia.
- O curso de Curso de Acessibilidade – Pisos Táteis trata especialmente da ABNT NBR 16537/2016, ABNT NBR 9050/2020 e legislações correlatas
Público alvo
Arquitetos e Urbanistas, Engenheiros, Paisagistas, Tecnólogos, Designers e Designers de Interiores, demais áreas da construção civil, Estudantes e profissionais ligados às administrações públicas – Federais, Estaduais e Municipais
O que você vai aprender
Como irá se beneficiar
A aplicação correta da sinalização tátil garante o direito de ir e vir das pessoas com deficiência. E esta demanda está nos mais diversos projetos de arquitetura e interiores: desde projetos de pequena escala, como uma loja até de grande porte como universidades e ambientes urbanos.
Introdução: neste módulo o participante terá o primeiro contato com os principais conceitos que norteiam o tema, como Acessibilidade e Desenho Universal.
Base legal: apresentação das principais leis e normas sobre o tema de sinalização.
Parâmetros técnicos: entendendo a norma de sinalização tátil no piso e as características da sinalização tátil e sua aplicação em calçadas, circulações, escadas, rampas, elevadores, elementos suspensos, rotas direcionais e mapas táteis.
Diretrizes de projeto: entendendo quais diretrizes podemos construir para aplicar em projetos efetivos e que dialogam com a mobilidade das pessoas com deficiência visual
Exercício: propor um projeto de sinalização para projetos trazidos pelos alunos ou fornecidos pela professora.